Sabendo mais sobre CÂNCER FEMININO:
O câncer é uma doença que acomete cada vez mais nossa sociedade, muitas são as dúvidas e medos acerca de um problema que pode acometer qualquer um de nós. Na mulher, o câncer de mama e os tumores ginecológicos (colo uterino, endométrio e ovário) são sempre motivos de interesse:
Mama
- O que causa o câncer de mama?
O seu desenvolvimento está relacionado a um conjunto de fatores, por isso dizemos que o câncer é de causa multifatorial, onde existe o componente hereditário (genético / familiar) e os agentes externos (hábitos alimentares, uso de hormônios). O conjunto desses fatores é o responsável pelo crescimento desordenado das células fazendo surgir o tumor.
- Uma lesão benigna na mama do tipo fibroadenoma evolui para câncer?
As alteração fibrocísticas benignas da mama, dentre elas os nódulos do tipo fibroadenoma não possuem potencial para malignidade.
- Quando suspeitar de câncer de mama?
Ao perceber uma nodulação diferente na mama ou na axila, alteração de textura da pele, retração, saída de secreção pela papila (aréola) procure o especialista.
- É possível fazer a reconstrução da mama no momento da cirurgia para tratar o câncer?
Sim, esta conduta deve ser avaliada em conjunto com a equipe cirúrgica que estiver responsável pelo tratamento.
Colo de Útero
- A chance de desenvolver o câncer de colo de útero é o mesmo em todas as mulheres que tem HPV?
Não, o HPV é o principal fator envolvido mas deve ser levado em conta a multicausalidade: sorotipo de HPV, tabagismo, imunidade, número de parceiros, dentre outros.
- É possível operar e tratar o câncer de colo de útero e ainda manter a chance de engravidar?
Sim, de acordo com a avaliação da paciente, grau da doença, poderá ser feito um tratamento cirúrgico que preserva a fertilidade e a chance de uma gestação.
Endométrio
- O sangramento vaginal após a menopausa deve ser investigado?
Sim. Não é comum a mulher apresentar sangramento vaginal após a menopausa. Procure seu médico para que seja feita a avaliação adequada. No caso de câncer é importante a avaliação conjunta com o oncologista.
Ovário
- A presença de um cisto no ovário deve ser motivo de preocupação?
A maioria dos cistos ovarianos são benignos, entretanto, nos casos em que há suspeita de câncer, uma investigação mais específica é necessária.
- Nos casos em que existe forte suspeita de câncer de ovário a cirurgia deve ser realizada pelo cirurgião oncológico?
Sim. A cirurgia adequada e com a ressecção completa da neoplasia é o principal fator responsável para a cura da paciente. O cirurgião deverá ter habilidade e a visão oncológica para realizar cirurgias com a complexidade que cada caso exigirá.
Dr. Juliano Rodrigues da Cunha
Cirurgião oncológico | Mastologista